De acordo com o anúncio publicado, poderão concorrer indivíduos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 21 e os 40 anos de idade (inclusive), habilitados com licença de piloto comercial de avião e que tenham, pelo menos, 250 horas de pilotagem.

Fonte oficial da TAP confirmou à Lusa que o recrutamento de novos pilotos - sem um número definido - pretende responder à necessidade de renovação dos quadros, mas também "tem muito a ver com os planos de crescimento da companhia".

A TAP vai lançar 11 novas rotas em 2017, das quais sete são na Europa, três em África e uma na América do Norte, anunciou a 04 de outubro o presidente executivo, Fernando Pinto, num encontro com trabalhadores para dar a conhecer os planos para o futuro da transportadora.

Fernando Pinto explicou que o lançamento das novas rotas, que deverá acontecer "em princípio no verão", faz parte da estratégia de crescimento da transportadora privatizada.

No próximo ano, a TAP pretende reforçar a operação nas regiões autónomas, no Porto, em Lisboa e em Faro, "devido ao crescimento do turismo em Portugal".

Na apresentação aos trabalhadores, o gestor referiu ainda a intenção de relançar rotas no Brasil, que tiveram uma redução das frequências motivada pela instabilidade política e económica daquele que é o principal mercado da TAP, que foi também muito impactado pela desvalorização do real.

Segundo Fernando Pinto, este reforço da TAP só é possível graças ao investimento na frota, através da renovação de interiores de 48 aviões, orçamentada em 70 milhões de euros, e na aquisição de aviões.