Entre castelos, mosteiros e torres, o governo italiano está disposto a oferecer gratuitamente 103 edifícios históricos espalhados por toda a Itália. Mas há uma contrapartida. Quem quiser ficar com um destes edifícios terá de provar que tem um plano concreto para o local, tornando-o na próxima atração turística de Itália. Os potenciais donos podem converter um castelo num hotel, um mosteiro num spa ou uma torre num B&B. O objetivo final é reconstruir ou rejuvenescer estes edifícios de forma a trazer mais turistas para uma determinada região do país.

A ideia faz parte do Plano Estratégico para o Turismo que pretende dispersar os turistas para outras zonas de Itália, e evitar a afluência nos locais habituais, como Veneza, por exemplo.

"O projeto promoverá e apoiará o desenvolvimento do setor do turismo em zonas menos conhecidas", afirmou ao The Local, Roberto Reggi, da Agência de Propriedades do Estado. E acrescenta: "O objetivo é que estes edifícios privados e públicos que não estão a ser usados sejam transformados em locais para receber peregrinos, turistas, ciclistas ou amantes das caminhadas". Os mesmos estão localizados fora das cidades, sendo que 44 estão situados ao longo de rotas históricas ou religiosas e os restantes 59 ao longo de ciclovias.

O governo tem abordado jovens empreendedores e homens de negócios para fazerem parte do projeto. Quem transformar um destes edifícios num caso de sucesso na área do turismo, tem direito a uma licença de 9 anos que pode ser renovada por período igual aquando do fim do contrato.

Depois destes cerca de 100, o governo prevê incluir mais 200 locais nos próximos dois anos nas mesmas condições.