Na Europa, os portugueses são dos que mais pesquisam pelo Brasil neste momento – à frente de franceses ou espanhóis -, sendo apenas ultrapassados pelos ingleses, segundo um estudo do motor de busca de hotéis trivago, que analisou o comportamento dos utilizadores na procura de alojamento entre os dias cinco e 21 de agosto, período dos Jogos Olímpicos.

Portugal revela mais interesse (em termos relativos) que franceses ou espanhóis

Argentinos, ingleses e americanos são os que, em termos absolutos, mais pesquisam pelo Brasil durante o período dos Jogos Olímpicos.

Em termos relativos, e olhando para o número total de pesquisas efetuadas por cada país, os uruguaios revelam a maior percentagem de interesse pelo Brasil (18%). Seguem-se os argentinos (14%), chilenos (9%), peruanos (5%) e colombianos (3%).

Analisando apenas os países da Europa, só os ingleses revelam mais interesse nos Jogos que os portugueses. Franceses, alemães, italianos e espanhóis revelam um interesse relativo inferior aos portugueses, ainda que a nível absoluto façam mais pesquisas pelo Brasil durante o período da competição.

Preço médio por quarto duplo atinge os 314 euros no Rio durante os Jogos

Os Jogos Olímpicos tiveram um impacto visível tanto na procura, como nos preços hoteleiros. O preço médio por quarto duplo no Rio de Janeiro atinge o seu pico no dia 13 de agosto, sábado, com a média a fixar-se nos 314 euros – nesta que é noite anterior à final dos 100 m de atletismo, uma das provas mais esperadas em todas as edições dos Jogos.

O dia inaugural e de encerramento da competição são as duas datas em que os preços registam o seu valor mais baixo (respetivamente, 253 e 250 euros).

12 a 14 de agosto é a altura mais pesquisada pelos turistas

O período mais procurado por viajantes de todo o mundo é entre os dias 12 e 14 de agosto, quando ocorrem as provas do atletismo. A segunda altura mais popular, de acordo com o motor de busca trivago, é entre os dias 5 e 7 de agosto – início da competição-, seguindo-se o período entre 19 e 21 de agosto, que marca o final dos Jogos.
Hotelaria do Rio regista 95,5% de ocupação

O mesmo estudo indica ainda que relativamente à ocupação no Rio de Janeiro para o período dos Jogos Olímpicos – entre os dias 5 e 21 de agosto –, a cidade está já com 95,5% da sua lotação reservada. Assim, e de acordo com a informação extraída no dia 7 de julho, a cidade tem apenas 4,5% dos seus hotéis disponíveis para o período da competição.

A análise das tendências de viagem dos portugueses para os Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro, foi efetuada com base em todas as pesquisas efetuadas no trivago entre os dias 6 de janeiro e 5 de julho de 2016 e, com vista a viagens entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016.