Em alturas em que temos dificuldades concretas, como menos quantidade de atum ou (…) problemas com as quotas do goraz, numa altura em que temos cada vez mais turistas a visitar as nossas ilhas, esta pode ser uma forma de os pescadores conseguirem um rendimento adicional para equilibrar as suas finanças”, declarou Fausto Brito e Abreu.

O responsável pelas pescas do executivo açoriano participou hoje, no porto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, a bordo de uma embarcação piscatória, à apresentação pública do projeto ‘Hominis Aqua’, da Associação de Pescas de Rabo de Peixe e do Clube Naval de Rabo de Peixe.

O projeto visa apoiar a formação de jovens ativos na pesca e fomentar formas complementares e alternativas de rendimento dos profissionais deste setor, sendo neste âmbito que está a ser implementada uma iniciativa de turismo associado à atividade, desenvolvida por dois armadores de Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande,

Os armadores vão transportar numa embarcação de pesca turistas que poderão apreciar a bordo o exercício da safra, no âmbito de um cruzeiro pela ilha de São Miguel, mediante pagamento, bem como podem também como assistir à preparação das artes de pescas.

O governante considerou que esta iniciativa, além de gerar uma alternativa de rendimento, “valoriza o setor, com tradições seculares”, podendo o turista enriquecer-se aprendendo como se desenvolve a atividade.

“Estou convencido de que empresários do turismo poderão ter interesse no futuro na atividade quando o produto estiver bem desenvolvido, associando-se mesmo a armadores da pesca, quem sabe, até, através da celebração de sociedades, adquirindo alguns barcos de pesca”, declarou o titular da pasta do Mar.

Fausto Brito e Abreu explicou que o quadro legal da iniciativa “Pesca Turismo” determina que, para exercer a atividade, a embarcação tem de estar licenciada, sendo o investimento a realizar de cerca de 500 euros, acreditando que um turista esteja preparado para pagar um valor entre 40 a 60 euros.

A “Pesca Turismo” é uma das medidas propostas no documento estratégico “Melhor Pesca, Mais Rendimento” do Governo dos Açores, apresentado em abril de 2015.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.