A partir de fevereiro, para ver o nascer do sol no topo do Haleakalā National Park, Havai, é preciso reservar primeiro. A decisão foi do National Park Service, que faz a gestão dos parques na região.

Os turistas, e quem quiser assistir ao nascer do sol a partir deste local, devem fazer a reserva através do site www.recreation.gov e pagar 1,50 dólares por carro.

A medida foi criada após a constante e excessiva afluência de turistas para assistir ao nascer do sol no topo do parque. Chegam a estar mais de 300 carros e mil pessoas no local de uma só vez, de acordo com o Maui News.

Com o sistema de reservas só serão permitidos 150 carros e cerca de 375 pessoas ao mesmo tempo. Desta forma, o parque pretende gerir as multidões e garantir a segurança das pessoas.

A reserva pode ser feita com 60 dias de antecedência e dará acesso aos parques de estacionamento entre as 3 e as 7 da manhã. A entrada para o Haleakalā National Park é paga à parte.

Mas, atenção: se as condições meteorológicas não forem favoráveis para assistir ao nascer do sol, o parque não reembolsa o valor pago.