Diga adeus ao velho Algarve, pois está a nascer um novo. A região sul do país continua a apostar no turismo e quer requalificar uma das zonas mais procuradas pelos portugueses no verão: o "Algarve de areia".

Se frequenta a praia de Monte Gordo, conte com surpresas já no próximo ano.  A praia está a ser alvo de uma operação de requalificação e a paisagem vai mudar completamente.

E esta praia não será a única a sofrer alterações.  A linha de costa do concelho de Vila Real de Santo António (VRSA) também será alvo de uma intervenção urbanística, que ficará a cargo da Câmara Municipal e contará com o suporte da Agência Portuguesa do Ambiente e da Capitania.

Vila Real de Santo António
Núcleo histórico pombalino da cidade de Vila Real de Santo António. créditos: Lusa

O Algarve ganhará um novo rosto graças ao que está para vir: hotéis de charme e reabilitações nas várias zonas do "Algarve de areia". O investimento total está estimado em cerca de 200 milhões de euros, que virá sobretudo de privados na construção e exploração de novas unidades hoteleiras, segundo o Diário de Notícias (DN).

Estes projetos pretendem pôr um fim a tudo o que foi feito de mau no Algarve em relação à excessiva densidade urbanística, de acordo com Luís Gomes, presidente de VRSA desde 2005, citado pelo DN.

Quando Luís Gomes entrou para a autarquia, em 2005, havia esgotos a correr para as praias do concelho.  Agora, com o seu terceiro mandato a terminar nas próximas autárquicas de 2017, o presidente quer deixar a costa com uma nova imagem. Foram precisos cerca de sete anos a incentivar e a sensibilizar o Estado para apoiar o plano.

Para o próximo verão, está prevista a conclusão do lifting da praia de Monte Gordo. Nesta praia, nascerão 16 novos apoios de praias - o antigos serão demolidos -, que ficarão alinhados às dunas. A partir do hotel Dunamar e até ao final da linha de costa do concelho será construído um passadiço de madeira com um total de 2,5km.

Também será criado um passeio marítimo, na frente mar, com espaços verdes e de lazer, comércio, lojas e restauração.

Monte Gordo não vai mudar apenas devido à requalificação do seu espaço público. Espera-se também desenvolver uma nova identidade visual. De acordo com Luís Gomes, a nova imagem inspira-se nas memórias, tradições e valores naturais de Monte Gordo. Ainda nesta freguesia está prevista a construção de dois novos hotéis de “gama superior”.

Hotel Guadiana
Hotel Guadiana créditos: Lusa

Na cidade de Vila Real de Santo Antónito também são esperadas grandes intervenções. A área do antigo porto será reabilitada, estando prevista a construção de dois hotéis, um centro de congressos e uma clínica.  Prevê-se também a requalificação integral das antigas estruturas industriais e a recuperação da muralha, e ainda a abertura de três novos hotéis que ficarão no centro histórico.

E na foz do Guadiana também já se pôs "a mão na massa". O município encontra-se a reabilitar o icónico hotel Guadiana,  classificado imóvel de interesse municipal desde 2010.  A requalificação prevê a manutenção da histórica fachada e dos pormenores da decoração estilo francês, projeto do arquiteto Ernesto Korrodi, cuja construção data entre 1918 e 1921.

O município ainda pretende instalar um “Beach Club” através da recuperação de um edifício na Ponta da Areia. Na primeira construção da cidade, no edifício da Alfândega, será criado um museu.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.