Segundo explicou o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, Bernardo Reis, na apresentação do projeto, além da unidade hoteleira, o complexo do antigo hospital integrará uma unidade de cuidados continuados e paliativos, projeto já apresentado e que "não cai por terra" mas que espera financiamento.

O projeto de hotelaria prevê um investimento de cerca de seis milhões de euros e a criação de 40 postos de trabalho, tendo abertura prevista para 2018.

"É um contrato de direito de superfície que corresponde a um contrato de arrendamento por um período de 40 anos, que pode ser prolongado mais 10", explicou o responsável.

Para a Misericórdia, o acordo com o grupo hoteleiro garante não só uma receita como evita as despesas de manutenção com os edifícios, que rondavam os 100 mil euros por ano.

"Há uma receita mínima em relação aos resultados líquidos anuais [da unidade hoteleira]. Há um valor mínimo que nos é atribuído e que é progressivo até aos 15 anos. No primeiro ano, temos imediatamente uma renda, como o investimento é relativamente grande, na ordem dos 12 mil euros. Mas depois vai subindo progressivamente até aos 128 mil euros, ao fim de 15 anos", explicou Bernardo Reis.

Quanto à intenção de instalar no pavilhão sul do complexo do antigo S. Marcos uma unidade de cuidados continuados e paliativos e ainda um lar – intenção anunciada em 2013, a propósito dos 500 anos da instituição -, Bernardo Reis garantiu que o projeto não está posto de lado.

"Não cai por terra [o projeto]. Já está pronto e aprovado na câmara municipal, já foi licenciado. Em breve vamos fazer o concurso público. Depois é sujeito a fundos comunitários. Temos a garantia para 70 camas", disse.

Em comunicado, o grupo responsável pelo projeto hoteleiro, o Vila Galé, explana que a nova unidade será de quatro estrelas, com 127 quartos duplos, salão de convenções com cerca de 300 metros quadrados (m2), quatro salas com áreas entre 35m2 e os 60m2, dois restaurantes, bar, adega, biblioteca e piscinas exteriores para adultos e para crianças.

Terá ainda SPA com piscina interior, ginásio e salas de massagens, jardim interior e estacionamento.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.