“O objetivo primordial do festival é dar continuidade à promoção do concelho da Ribeira Grande em termos de património cultural, natural e gastronómico, a par da divulgação das atividades a desenvolver”, disse hoje à agência Lusa Carla Almeida, da Associação ‘Learn to Appreciate', promotora do evento que conta com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Carla Almeida referiu que nesta edição, a segunda, pretende-se promover “significativamente” o envolvimento do público, que poderá assistir à saída dos balões de ar quente e a todo o ritual da preparação das equipas, originárias de Espanha, Holanda, França, República Checa, Reino Unido, Bélgica e Portugal.

A responsável referiu que o festival, que terá como base os terrenos de Santana, junto à Associação Agrícola de São Miguel, o público poderá participar na inovação introduzida dos denominados voos cativos, em que o balão está preso ao chão por uma corda.

Carla Almeida declarou que a outra componente prevista são os voos livres, em que o balão sobrevoa o concelho da Ribeira Grande, que serão disponibilizados através de passatempos assegurados pelos patrocinadores do evento.

De acordo a organização, haverá ainda uma componente de diversão noturna que constará de um espetáculo no sábado, no estádio municipal da Ribeira Grande.

Carla Almeida explicou que nessa noite os espetadores terão a oportunidade de ver os balões de ar quente serem iluminados, à medida que os pilotos acendem os queimadores, transformando o recinto num "campo gigante de globos iluminados e sincronizados" ao som da música de um DJ convidado.

No âmbito da iniciativa, estão ainda previstas ações de responsabilidade social com a Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, bem como a venda de produtos cuja parte da receita reverte a favor da delegação de São Miguel da Cruz Vermelha Portuguesa.

A responsável referiu ainda que três pilotos das equipas que vão estar presentes no Festival RUBiS Gás Balões Ar Quente da Ribeira Grande” já participaram na edição anterior.