O município do distrito de Vila Real disse hoje, em comunicado, que vai concessionar como unidades de alojamento turístico os edifícios das antigas escolas de Celeirós do Douro e Vilarinho de São Romão.

Já a escola de Provesende vai ser transformada num restaurante.

A autarquia explicou que “a adaptação para alojamento turístico visa criar uma oferta no concelho direcionada para um segmento turístico específico, em particular o alojamento ‘low cost’”, enquanto a exploração de um restaurante pretende “dar resposta ao crescente fluxo de visitantes que Provesende regista”.

Com esta medida, a câmara liderada por José Marques, eleito pelo PS, espera um “retorno financeiro” e, ao mesmo tempo, “tornar útil o espaço público”, evitando assim “a degradação deste património de memória e enraizado na vivência das populações”.

O concelho de Sabrosa possui 17 edifícios que estavam inseridos na rede de ensino básico e que gradualmente foram desativados na sua função devido à reorganização escolar centrada nos agrupamentos escolares, restando apenas um no ativo.

Desde então, o município avançou com um plano com vista ao reaproveitamento dos imóveis, muitos dos quais estão atualmente ao serviço do “associativismo, habitação social, turismo, cultura e ação autárquica”.