“É a maior presença de sempre de jornalistas estrangeiros espalhados pela região”, afirmou hoje à agência Lusa o presidente da Casa do Pessoal da RTP, Luís Castro.

Estes profissionais estão a visitar a região do Douro desde o dia 2 e até sábado, no âmbito da iniciava “Eurovision Sports 2016”, uma espécie de jogos olímpicos para jornalistas. Estes jogos realizam-se há 57 anos e todos os anos num país diferente.

São cerca de 350 participantes provenientes dos principais órgãos de imprensa mundiais, entre os quais representantes das 10 rádios e televisões públicas da Europa (Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Suíça, Noruega, Itália, Áustria e França).

Luis Castro explicou que, para além dos eventos desportivos, os jornalistas estão também a experienciar a região que foi classificada pela Unesco como Património Mundial em 2001 e onde são produzidos os mundialmente conhecidos vinhos do Porto.

Os jornalistas já foram às festas de Lamego e à Vindouro em São João da Pesqueira, visitaram quintas de produção de vinho, vão ainda andar de comboio na linha do Douro, participar numa lagarada, visitar o Museu do Douro e andar de barco rabelo.

Veja também: Cinco quintas no Douro que tem de conhecer

“Para além disso há também jornalistas a fazerem reportagens sobre a região do Douro. Temos jornalistas de todo o mundo, neste momento, a fazerem reportagens com um impacto tremendo para a região”, salientou o responsável.

A título de exemplo do “impacto mundial” deste evento e da promoção que está a ser feita do Douro, na segunda-feira os chineses acordaram com a notícia de que São João da Pesqueira encerrou um festival de vinhos (Vindouro) que recebeu milhares de visitantes.

Em reportagem está a Euronews, que transmite em 12 línguas para todo o mundo, a RTVE (Espanha), a RTPBF (Bélgica/França) que está a fazer um documentário de 50 minutos, a Deutschlandradio (Alemanha), a TPA e Rádio Mais (Angola), a Xinhua (Agência de Notícias estatal da China e a Global (China).

A ideia é proporcionar experiências a estes profissionais para que “nunca mais se esqueçam” do Douro.

Veja também: Especial Vale do Douro - um guia vínico pela região