A inauguração vai ser feita pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, que vai percorrer a Linha da Beira Baixa no “Comboio do Azeite”, desde Santa Apolónia até Castelo Branco, atravessando uma paisagem marcada pela presença de olivais à beira-Tejo.

No evento, que envolve todas as regiões produtoras de azeite e demais intervenientes da fileira, os visitantes terão oportunidade de participar em provas e aprender a escolher o melhor azeite para cada ocasião, seja para temperar uma salada ou um prato de peixe ou de carne.

“O azeite na dieta mediterrânica” será tema de uma tertúlia, no sábado, onde vários especialistas vão debater o papel central desta gordura saudável na cultura e nos hábitos alimentares dos países da Bacia do Mediterrâneo.

A Dieta Mediterrânica foi classificada pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2010 e reforçada com uma nova distinção em 2013, fruto de uma candidatura mais alargada que abrange um conjunto de conhecimentos, rituais, símbolos e tradições sobre práticas agrícolas, pesca, criação de gado, conservação, preparação, partilha e consumo de alimentos.

O certame, que acolhe cerca de 180 expositores, conta também com concertos de Sérgio Godinho, Jorge Palma e Resistência

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Castelo Branco, em parceria com a Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI), a Casa do Azeite e a Confraria do Azeite.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.