A declaração de direitos dos passageiros é parte de um pacote de alterações à lei do transporte no Canadá.

"Escutamos os recentes relatos sobre maus tratos a passageiros", disse o ministro dos Transportes, Marc Garneau. "Esses incidentes não serão tolerados no Canadá", assegurou. "Quando os canadianos compram uma passagem esperam que a linha aérea cumpra com sua parte do trato", referiu o ministro.

Aviação: O que é o overbooking?
Aviação: O que é o overbooking?
Ver artigo

A legislação proposta estabelece uma compensação mínima aos passageiros que voluntariamente cedam o lugar, se houver overbooking no voo, assim como aos que tiverem sua bagagem perdida.

As linha aéreas também deverão pagar pelos longos atrasos na pista, terão que sentar as crianças perto dos pais sem custo extra e desenvolver novos padrões para o transporte de instrumentos musicais.

Esta última disposição foi adotada em resposta aos muitos músicos que se queixavam pelas redes sociais depois de os instrumentos serem danificados nos voos.

Expulsão de passageiro de avião provoca indignação nos EUA
Expulsão de passageiro de avião provoca indignação nos EUA
Ver artigo

No mês passado, um passageiro foi retirado do avião por seguranças de um voo da United Airlines em Chicago para dar espaço aos membros da tripulação, o que despertou a indignação pública.

O passageiro, um médico de 69 anos, quebrou o nariz, perdeu dois dentes e sofreu um ferimento na cabeça, segundo os advogados.

Se for aprovada pelo Parlamento canadiano, a lei entrará em vigor em 2018.

Fonte: AFP