1. Espanha: Caga Tio
Bem, começamos logo com talvez uma das mais estranhas tradições natalícias. Os espanhóis têm este costume de esvaziar um pedaço de tronco e enchê-lo com fruta, nozes e doces, durante duas semanas em dezembro. No dia de Natal, batem-lhe com um pau para o "aliviar" de tanta comida.

Outra das tradições é colocar uma mini figura de um homem a defecar escondido entre as decorações natalícias na cidade. Em 2014, a câmara da cidade de Barcelona tentou banir esta tradição, mas os habitantes opuseram-se fortemente.

2. Suécia: Assistir a um programa televisivo horas a fio
No Natal, há famílias que se juntam para assistir a um filme típico da época. Mas na Suécia, este costume é levado muito a sério. As famílias suecas reunem-se na véspera de Natal, por volta das três da tarde, para assistirem ao especial da Disney "From All of Us to All of You", que tem vindo a ser transmitido sempre à mesma hora e no mesmo canal desde 24 de dezembro de 1959! Quando o canal de televisão tenta mudar a hora ou o programa, a população revolta-se.

3. Áustria e Alemanha: Versão Pai Natal demoníaco
Nestes países, o irmão gémeo do Pai Natal chama-se Krampus e é uma versão demoníaca do senhor das barbas brancas. Este demónio assusta as crianças e come-as ao jantar no dia de Natal! No dia 5 de dezembro é normal ver criaturas peludas a assustarem pessoas na cidade, principalmente as crianças que se portaram mal durante o ano.

4. Caracas, Venezuela: Vamos para a missa de... skate!
As celebrações natalícias na capital da Venezuela começam a 16 de dezembro, com uma missa matinal, bem cedo. Até aqui, tudo normal. Mas as pessoas vão para a missa de skate. Para que tudo corra bem, as ruas são fechadas ao trânsito até às 08h00 da manhã. Mas há mais. As crianças, antes de irem para a cama, atam um fio à volta do dedo do pé e colocam-no de fora da janela. Quando os habitantes regressam da missa, puxam esses fios. Um gesto que funciona como uma espécie de alarme matinal.

5. Holanda: Personagem de caratér duvidoso
A personagem Zwarte Piet, o ajudante de cara preta do Pai Natal, tem vindo a ser alvo de alguma controvérsia e considerado politicamente incorreto. Alguns alegam que este personagem tem a cara preta, por ser o ajudante que entra pelas chaminés das casas. Mas há quem não concorde. No dia 5 de dezembro, homens com a cara coberta de tinta preta saem às ruas para distribuirem brinquedos e guloseimas às crianças bem comportadas. Mas as que se portam mal são levadas para Espanha. Um ritual que levanta alguma polémica.

6. Noruega: Nada de limpezas!
Na véspera de Natal, todas as vassouras são escondidas para que as bruxas e os espíritos maus não apareçam lá por casa.

7. Japão: Ceia de Natal num fast-food
Graças a uma campanha publicitária de 1974, grande parte dos japoneses faz a sua ceia de Natal no KFC.

8. Alemanha: Onde está o pickle?
Os alemães têm como costume esconder um pickle na árvore de Natal. A criança que o encontrar primeiro, ganha um pequeno presente.

9. Ucrânia: Aranhas são bem-vindas
Neste país, é normal decorar as árvores de Natal com aranhas... falsas, claro!

10. Estónia: Família procura o quentinho
É tradição na Estónia a família ir toda junta à sauna.

*Artigo publicado originalmente a 22 de dezembro de 2017