“As férias que todos querem”. Assim se chamou este inquérito conduzido pelo site de reservas de voos e hotéis com o objetivo de descobrir quais são as tendências para as férias deste ano.

A momondo perguntou a 23.149 pessoas de 23 países acerca dos seus hábitos de viagens e, em conjunto com a análise de mais de 400 mil milhões de pesquisas realizadas na plataforma, chegou à conclusão de quais são as férias mais desejadas de 2017.

Conheça os principais resultados das respostas dadas pelos 992 portugueses que responderam ao inquérito:

Os países com mais e menos dias de férias
Os países com mais e menos dias de férias
Ver artigo

- Para 73% dos portugueses, o parceiro é o companheiro preferencial de viagem.

- A duração média das férias é de 3 dias.

- O preço é um factor determinante para mais de metade dos portugueses no que diz respeito a escolher um voo (56%) ou um hotel (50%)

- Londres continua a ser o destino preferido dos portugueses, mas a Ilha Terceira, Açores, está a crescer nas pesquisas e é um dos destinos em alta para as férias deste ano.

Ilha Terceira
Ilha Terceira créditos: momondo

- 50% preferem ficar num hotel.

- Para 22% dos portugueses, o número de estrelas afeta a escolha do hotel em grande medida.

- A marcação de hotéis no próprio país é feita com 23 dias de antecedência, enquanto a marcação de hotéis em países estrangeiros é feita com 43 dias de antecedência.

- 28% preferem gastar o seu dinheiro a viajar.

- Para a maioria dos portugueses, é nas compras que optam por poupar mais dinheiro para poderem viajar mais (39%).

- 30% dos portugueses publica fotografias das suas férias nas redes sociais.

Resultados globais

“Ao falarmos com pessoas de todo o mundo descobrimos factos bastante interessantes acerca das férias que a maioria das pessoas procura. Por exemplo, 66% das pessoas prefere viajar com o seu parceiro, enquanto apenas 43% preferem ir de férias com amigos”, constata Fábio Pereira, Country Manager da momondo.

Dicas simples para fazer boas fotografias de viagem
Dicas simples para fazer boas fotografias de viagem
Ver artigo

“Além disso, embora a grande popularidade das plataformas de partilha e aluguer de alojamento, 57% de nós preferimos hotéis a qualquer outro tipo de estadia”, refere o responsável.

As pessoas também gostam de partilhar aquilo que vão descobrindo durante as férias. Mais de um quarto dos inquiridos partilha fotografias das férias nas redes sociais.

35% da amostra prefere poupar dinheiro nas compras em vez de reduzir nas férias e apenas 17% estão dispostos a poupar dinheiro no que toca a explorar os destinos através de excursões ou passeios turísticos.

Voos marcados com 69 dias de antecedência

Dicas simples para comprar passagens aéreas pela internet
Dicas simples para comprar passagens aéreas pela internet
Ver artigo

A viagem começa no planeamento e os resultados do inquérito indicam isso mesmo. A maioria dos viajantes marca os voos com 69 dias de antecedência e o preço é o factor decisivo na escolha.

O mesmo acontece para a escolha do hotel, em que 55% considera o preço como o factor mais importante.

No que toca à estadia, apenas se costumam marcar hotéis dentro do próprio país com 22 dias de antecedência, enquanto para os hotéis no estrangeiro são marcados com 44 dias de antecedência. Para 33% dos viajantes o que importa são as boas impressões dos hotéis deixadas por outros hóspedes, enquanto para 42% o que importa é a classificação do hotel.

Veja ainda: Já marcou férias de verão? Conheça as tendências para este ano