Joel Santos concorreu ao TPOTY com dois projetos que, segundo o júri, mostraram “uma notável diversidade nos temas, na técnica e nas sensações [transmitidas]”.

Ambos os portfólios de Joel realizaram-se no continente africano. Através da lente de Joel, conhecemos um lado mais íntimo e sensível da vida dos pescadores no lago Bosumtwi, no Gana. De acordo com o júri do concurso, o primeiro portfólio de Joel, submetido na categoria “Viagens e Aventuras”, capta em condições atmosféricas sombrias, imagens subtis dos pescadores que criam belas formas em contraluz.

Pescadores no lago Bosumtwi
créditos: Twitter.com/joelsantosphoto

O segundo, submetido na categoria “Terra, Mar, Céu”,  resulta de quatro imagens captadas por um drone sobre um vulcão na Etiópia. Foi também a primeira vez que um fotógrafo conquistou o primeiro prémio com imagens captadas por este tipo de gadget.

vulcao etiopia
créditos: Twitter.com/joelsantosphoto

Assim que os vencedores foram anunciados quarta-feira, dia 14 de dezembro, Joel Santos reagiu na sua página de Facebook onde demonstrou estar contente com a conquista. “Foi com uma enorme honra que recebi esta notícia. É imensamente positivo ver o nosso trabalho/paixão reconhecidos por um dos mais globais e prestigiados prémios internacionais”, escreveu.

Quem é Joel Santos?

Joel Santos nasceu em Lisboa e tem se dedicado à fotografia na última década. Foi editor da revista "O Mundo da Fotografia" e também já editou vários livros e manuais sobre este tema. É também guia e líder de viagens fotográficas, conduzindo grupos de viajantes pelas melhores paisagens do mundo, como aquelas que a Índia, a China ou os Açores nos reservam.

Esta não foi a primeira vez que Joel conquistou um prémio do TPOTY. Em 2015, tinha estado entre os finalistas, por ter a melhor imagem com o tema água.

Onde ver as fotos vencedoras?

As fotos de Joel e dos restantes vencedores vão estar em exposição no Reino Unido, primeiro em Hull (de 18 de maio a 30 de junho) e depois em Londres (de 4 de agosto a 3 de setembro).

Mas antes disso e mais próximo de si, poderá ver as fotos de Joel no Colorfoto Megastore de Alvalade, em Lisboa. A inauguração, que conta com a presença do fotógrafo, está para marcada para esta sexta-feira, dia 16 de dezembro, às 17 horas.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.