Esta lista com 10 dos países mais seguros do mundo, feita com base em informação oficial e nos testemunhos de outras mulheres viajantes, poderá ser uma boa ajuda para quem esteja a pensar aventurar-se a solo pelo mundo.

Islândia

Também conhecida como "the Land of Fire and Ice" (a terra do fogo e do gelo), a Islândia é um país de contrastes naturais com paisagens deslumbrantes de vulcões, geysers e glaciares, onde praticamente todos os habitantes falam inglês quase perfeito, a infra-estrutura turística é fantástica e o nível de criminalidade é praticamente nulo. É, sem dúvida, um dos destinos mais seguros do mundo e não poderia faltar nesta lista.

Dinamarca

É normal encontrar a Dinamarca no topo de rankings dos países com maior qualidade de vida do mundo. Não é de admirar: exemplos de arquitectura fantástica por todo o lado, tesouros culturais e uma gastronomia reconhecida mundialmente através das inúmeras estrelas Michelin que tem vindo a receber.

Nova Zelândia

Os relatos existentes sobre viagens à Nova Zelândia são, habitualmente, os mais positivos possível. Um país de paisagens e contrastes de tirar o fôlego, extremamente bem organizado e com um povo muito hospitaleiro e afável. Já se encontrou em tempos no primeiro lugar do ranking dos países mais pacíficos do mundo.

Japão

Um país onde a alta tecnologia e uma sociedade evoluída vivem lado a lado com tradições passadas de geração em geração. A terra natal do sushi e um país cujos habitantes são dotados de grande educação, delicadeza e respeito pelo próximo. O Japão esteve na calha antes da última viagem que fiz, tendo sido substituído à última hora. Mas continua na lista!

Butão

Um país intensamente budista, onde a Felicidade Nacional Bruta é mais importante do que o Produto Nacional Bruto, onde 60% do país deverá manter-se obrigatoriamente florestado, onde mosteiros e montanhas com picos cobertos de neve decoram a paisagem, onde são frequentes festivais de dança e cultura tradicional. Não é propriamente um país indicado para quem pretenda viajar de forma independente, já que só é permitida a entrada quando inserida numa tour, mas é, sem dúvida, um dos destinos mais seguros do mundo.

Singapura

Já viajei sozinha por Singapura e confirmo que de facto não me senti nada insegura enquanto lá estive. Arranha-céus de perder de vista, centros comerciais a cada virar de esquina, uma rede de transportes bem desenvolvida, um jardim botânico fantástico… e isto apenas no centro da cidade. Uma visita aos arredores poderá levar-te para o meio de florestas tropicais habitadas por macacos, lagartos gigantes e pássaros exóticos.

Costa Rica

O país da “pura vida”, do verde intenso das suas florestas, de ondas, praias e sunsets perfeitos e de um povo hospitaleiro e descontraído. A Costa Rica ocupa o 1º lugar no ranking dos destinos mais seguros e com melhor qualidade de vida da América Central. E não há ninguém que lá tenha ido e que não fale da Costa Rica com um sorriso rasgado na cara.

Laos

Viajei sozinha pelo Laos em Maio de 2014 e confirmo que foi um dos destinos mais seguros em que já estive. Paisagens fantásticas a que o Sudeste Asiático já nos habituou, um povo afável e descontraído. Um país perfeito para quem procura descanso para a mente e alimento para a alma. Para mais dicas sobre viajar no Laos, ver este artigo.

Coreia do Sul

Conhecida como "the Land of the Morning Calm" (o país da manhã calma), a Coreia do Sul é um país com mais de 5 mil anos de história e cultura, com paisagens que vão desde parques nacionais densamente florestados, a ilhas remotas, pistas de ski ou aldeias rodeadas por campos de arroz, até uma das cidades mais importantes na Ásia, Seoul, conhecida por viver sob o lema "work hard, play hard" (trabalha duro, diverte-te muito).

Vietname 

O Vietname foi o meu primeiro destino enquanto mulher viajante a solo, e não poderia ter escolhido melhor. Paisagens deslumbrantes, um povo directo e prático mas muito hospitaleiro, comida de chorar por mais e recordações para a vida. Para mais dicas sobre viajar no Vietname, ver este artigo.