Astroturismo é um tipo de turismo que tem como motivação a observação dos astros e fenómenos celestes como auroras, chuvas de meteoritos, eclipses do sol e da lua, etc. Privilegia lugares com pouca poluição luminosa e atmosférica e depende sempre de condições climáticas e topográficas propícias.

Se para si o céu não é apenas o limite, mas o objetivo, que tal dedicar umas férias ou uma escapadinha ao   astroturismo? 

Observar o céu noturno limpo e brilhante pode ser uma experiência mágica tanto para famílias, como para  casais românticos ou viajantes individuais. É uma oportunidade de se reconectarem com a natureza e de descobrir o céu estrelado em alguns dos destinos mais incríveis da Terra. 

Não sabe como o fazer ou onde ir? Espreite estas sugestões:

OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA E SOLAR EM DESTINOS STARLIGHT

Destinos Starlight são lugares que têm poluição luminosa muito baixa, onde os visitantes podem desfrutar de oportunidades únicas e inigualáveis para ver o céu noturno. Em grande parte da Europa, cada vez menos pessoas conseguem ver a galáxia com clareza devido ao aumento da poluição luminosa, mas em Portugal, no Alqueva, as excelentes condições atmosféricas e clareza tornam possível aos visitantes desfrutarem das estrelas durante a maior parte do ano. 

O Observatório oficial do Dark Sky®, localizado na Cumeada, sede do Dark Sky® Alqueva, está equipado com telescópios de vanguarda para observação solar e astronómica, que permitem uma experiência visual única de planetas, crateras da Lua, passando pelo céu mais profundo, com uma viagem cósmica por entre as nebulosas, galáxias e enxames de estrelas que se erguem acima de um dos melhores céus do mundo. 

AURORA BOREAL E AUSTRAL

A aurora boreal é um fenómeno natural, causado pela interação entre os ventos solares e elementos químicos na camada da atmosfera chamada de termosfera, que levam à formação de luzes no céu, muitas vezes de cor verde.

A aurora boreal apenas ocorre no Hemisfério Norte do planeta. Já a aurora austral, mais difícil de observar, ocorre em localidades do Hemisfério Sul.

Os melhores lugares para ver a aurora boreal são a Islândia, a Península Escandinava, a Finlândia e o Canadá.

Nestes locais o astroturismo está ao rubro e oferece opções tão diversas como perseguir a aurora num trenó puxado por huskies em Tromso, na Noruega; observar a aurora a partir de um barco na baía de Reykyjavic, na Islândia ou apreciar a aurora com todo o conforto, de dentro de um iglu de vidro na Finlândia.

ECLIPSES

Ver um eclipse em toda a sua glória pode valer, para muitos, o preço de uma viagem. Esta ideia para o astroturismo é perfeita para 2024, já que em 8 de abril acontecerá um eclipse solar total na América Central e do Norte.

Os melhores destinos para o observar são o Canadá e o México.

Uma vasta parte de New Brunswick, no Canadá está na rota do eclipse de 8 de abril de 2024. Esta província oriental do Canadá é conhecida pela sua natureza intocada e trilhos de caminhada. Fique hospedado  na cidade litoral de St. Andrew's, onde pode assistir a um eclipse quase total do sol e ainda por cima acompanhá-lo com observação de baleias.

Se preferir um destino mais quente, escolha Mazatlan, no México. Esta cidade balnear localizada na costa do Pacífico vai passar em Abril por um eclipse solar total. Este é um belo destino, com diversas atividades de praia e montanha e uma excelente gastronomia.

Eclipse anel de fogo - 14 outubro 2023
Eclipse anel de fogo fotografado a 14 outubro 2023 créditos: Lusa

CHUVAS DE METEORITOS

Estrelas cadentes voam pelo céu a mais de 75 quilómetros por hora durante as mais extensas chuvas de meteoritos do ano. E quando se trata das Perseidas, das Geminidas e de outros “pesos pesados” do nosso firmamento, vale a pena planear uma viagem para um destino Dark Sky só para ver o show.

Em 2024, os Eta Aquarids (4 e 5 de maio) ocorrerão durante uma lua cheia de 16%, tornando as condições de visualização ideais. 

Os Eta Aquarids podem ser melhor observados no Hemisfério Sul, então, se quer assistir a esta chuva de meteoritos nas melhores condições, considere fazer uma viagem para os melhores destinos Dark Sky a sul do equador — Deserto do Atacama, no Chile;  Parque Nacional Kruger, na África do Sul; Khomas Hochland, na Namíbia e a Great Ocean Road, na Austrália.

Madrugada de chuva... de meteoritos
Chuva de meteoritos Perseidas créditos: AFP / Dani Pozo

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram