Todos sonhamos com umas férias onde: seja possível conhecer novos lugares, relaxar em praias paradisíacas e, o mais importante, gastar pouco dinheiro. Nem sempre isso é possível, principalmente quando procuramos os destinos mais populares que, por terem muita procura, acabam por ter preços elevados e estão "carregados" de turistas, perdendo aquele encanto dos locais pouco conhecidos.

Para ajudar nesta difícil tarefa de encontrar o destino de férias perfeito, o site The Culture Trip apresenta uma seleção de dez locais que nos deixaram a sonhar com as férias - há uma cidade portuguesa na lista. São, ainda, apresentados os gastos médios com o orçamento diário, com uma estadia num hostel ou num hotel económico e o preço de uma bebida.

Descubra tudo na galeria de fotos acima.

Entre alguns dos destinos escolhidos, está o Lago Ohrid, na Macedónia, que encanta pelas paisagens naturais marcadas por construções medievais. Por falar em beleza natural, vai gostar de descobrir os recantos verdes das montanhas Tatra, na Eslováquia, ou as águas calmas das praias da costa da Albânia. É caso para se dizer que está na altura de descobrirmos melhor a Europa do Leste.

Montanhas Tatra, Eslováquia
créditos: Pixabay

Já para os amantes de férias nas cidades, as propostas passam por Budapeste, Hungria, Gdansk, Polónia, Porto, Portugal, e Londres, Inglaterra. Apesar de considerarmos que capital inglesa está um pouco deslocada nesta lista, a verdade é que pode ser uma opção mais low cost, dependendo das escolhas que se faça em viagem.

Veja também: O que pode fazer grátis em Londres

A região da Península do Peloponeso, na Grécia, e a Andaluzia, na Espanha, - esta última já mais conhecida pelos portugueses - também estão na lista de destinos que podem oferecer muitas atrações nas férias, a preços convidativos.

Para fechar esta seleção alternativa, há apenas um país, como um todo, em destaque: a República Checa. A concorrida capital Praga já não é tão barata como costumava ser e, por isso, recomenda-se que parta à descoberta de outros locais deste país que surpreende com cenários que parecem ter saído de contos de fadas.

Veja ainda: