As sugestões são da Travel + Leisure e podem ser um verdadeiro "salva-vidas" para quando estamos a viajar.

Saiba a que horas chega o seu voo


Pode parecer uma coisa muito óbvia mas talvez por isso mesmo seja a mais importante e a primeira dica desta lista. Adequar-se à realidade temporal o mais rápido possível depois do embarque é o segredo para que consiga adaptar-se ao fuso horário do seu destino.

Será que é de manhã quando aterrar? Se sim, tente agir como se tivesse acabado de jantar e se preparasse para ir dormir (e durma). Vai aterrar a noite? Então é o exercício contrário. Faça um esforço para não dormir no avião e fazê-lo apenas depois de se instalar. Oiça música, veja filmes ou séries, leia um livro. O que achar melhor para se manter desperto.

É tempo de dizer adeus ao “Jet Lag”. Como ter mais energia enquanto viaja
créditos: Pixabay

Viaje o mais confortável possível


Quando viajar de avião tenha o cuidado de calçar sapatos que sejam fáceis de descalçar, de usar meias e, se necessário, trocar o calçado que tem por chinelos.

Em viagens de avião mais longas não se esqueça de levar uma daquelas almofadas que pode colocar no pescoço, tampões para os ouvidos e uma máscara para os olhos por causa da luz. Tenha camadas de roupa, que possa ir tirando ou vestindo ao longo da viagem, de acordo com a sua sensação térmica durante o voo.

Use comprimidos para dormir de uma forma sensata


A melatonina, que se encontra na composição dos comprimidos para dormir, é a hormona do sono que funciona como suplemento natural para nos ajudar a dormir. Se estiver com dificuldades em adormecer pode ser um recurso a usar mas tenha o cuidado de não fazer misturas, sobretudo com bebidas alcoólicas, sob pena de diminuir ou inverter o efeito da melatonina.

É tempo de dizer adeus ao “Jet Lag”. Como ter mais energia enquanto viaja
créditos: Pixabay

Alimente-se de forma saudável


Podemos ter a sorte de apanhar uma comida de avião aceitável ou não. Pelo sim, pelo não, trate do seu próprio “farnel” a bordo, escolhendo alimentos mais saudáveis como, por exemplo, uma salada, algum tipo de sandes ou fruta. Lembre-se, que se tiver algum tipo de restrições alimentares, de pesquisar sobre a comida dos locais para onde está a ir para garantir que não há surpresas.

Se for praticar alguma atividade que exija algum tipo de esforço físico, como fazer trails ou andar de bicicleta, não se esqueça de ter sempre na sua mochila barras energéticas para garantir que o seu corpo não sofre alguma quebra.

Crie a sua própria banda sonora


Se vai viajar para um local a vários fusos horários de distância crie dois tipos de listas de música: uma mais calma e relaxante para o caso de precisar de dormir e outra com mais ritmo para o manter acordado e com energia. Lembre-se da primeira dica desta lista.

Beba muita água


A desidratação traz consigo outros sintomas, como por exemplo, a fadiga, logo mantenha-se hidratado. No dia do voo tente beber o máximo de água possível e tenha a sua própria garrafa de água a bordo. E de cada vez que oferecerem água no avião aproveite para beber mais um pouco.

É tempo de dizer adeus ao “Jet Lag”. Como ter mais energia enquanto viaja
créditos: Pixabay

Escolha calçado e roupa confortável, os melhores aliados em viagem


Está de saída para um dia de passeio pela cidade? Então não se esqueça que um calçado confortável é amigo das suas pernas e das suas costas. O conforto é muito importante até porque pode passar horas a andar de um lado para o outro e correr o risco de o seu corpo se ressentir no final do dia. E esse cansaço acumulado pode transitar para os dias seguintes.

O mesmo se aplica à escolha de roupa. Opte por vestuário que possa usar em diversas ocasiões (dia ou de noite, num restaurante ou em passeio) para não ter de correr para o hotel para se trocar.

Deixe o trabalho… no trabalho


Quando uma pessoa viaja é porque quer pôr de lado a sua rotina diária e as preocupações profissionais. Não caia na tentação de andar a responder a mails de trabalho. Deixe o trabalho no lugar dele.

É tempo de dizer adeus ao “Jet Lag”. Como ter mais energia enquanto viaja
créditos: Pixabay

Mantenha-se ativo


Na sua viagem experimente novas atividades. Por que não fazer canoagem se o local proporciona essa experiência? Ou explorar a zona através de uma caminhada?

E, por mais tentador que possa ser, evite dormir até muito tarde. Se está a viajar é porque quer aproveitar para explorar o local onde se encontra. Não há nada melhor para conhecer o seu destino de viagem do que sentir o corrupio das ruas logo pela manhã.

Programe períodos de descanso


Quando se viaja é importante conhecer mas também é importante saber manter o equilíbrio sob pena de o seu corpo quebrar e não conseguir aproveitar a viagem da melhor forma.

Não faça um roteiro que o obrigue a um grande esforço físico. Pare para relaxar numa esplanada, num parque ou aproveite a piscina do hotel (se existir). Uma hora de descanso pode ser o suficiente para se sentir revigorado e com mais energia.