Quer tornar-se um expert na marcação de alojamentos? Então conheça as várias opções que estão ao seu alcance:

Booking.com


É provavelmente o site mais completo em termos de oferta de alojamento, já que reúne no mesmo espaço hotéis, hostels, resorts, lodges, guesthouses e por vezes também campings. Isto faz do booking uma óptima ferramenta de pesquisa. Permite comparar preços e fazer escolhas mais informadas. Tem a vantagem de poder marcar sem efectuar qualquer pagamento prévio e poder gerir a sua reserva online (cancelando, acrescentando ou tirando noites e, até, alterando datas). Estará, obviamente, dependente da disponibilidade do alojamento. A desvantagem é que nem todos os alojamentos permitem cancelamentos e alterações. Esteja atento.

Hostel World


Este é um site importante para quem privilegia estadias em hostels. Geralmente tem preços mais baixos nos dormitórios do que o booking, mas deve pesquisar nos dois para comparar. Não tem tanta quantidade de alojamentos disponíveis como o booking e não permite cancelar sem custo, já que no acto da reserva requer sempre o pagamento de 12% do valor da reserva.

Directamente no alojamento


Se sabe exactamente onde quer ficar, compare as tarifas do alojamento nos sites de busca, mas contacte também o alojamento por email. Muitas vezes conseguirá melhores tarifas numa abordagem directa. Esta opção permite-lhe também negociar o preço do quarto. Há muitos países onde se negoceia tudo, incluindo o preço do alojamento.

Airbnb


Esta plataforma permite encontrar algumas guesthouses e quartos, mas especialmente apartamentos. Destina-se a viajantes que procuram alojamento para estadias mais prolongadas, requerendo alguma privacidade. Vai ficar uma semana em Paris, em Veneza ou em Nova York? Então o Airbnb é uma óptima opção. Se vai apenas ficar duas noites em Paris, talvez esta não seja a melhor opção. Aproveite o link e ganhe um desconto de 35€ ao fazer uma reserva com o Airbnb.

Couchsurfing


O couchsurfing é uma rede social que permite pôr em contacto todas as pessoas que viajam no mundo e estão dispostas a ajudar outros viajantes. A ideia é receber em casa viajantes, oferecendo-lhes um local para dormir, e poder recorrer a outras pessoas da rede para dormir em casa delas quando se viaja. O objectivo é as pessoas poderem receber viajantes em sua casa, enriquecendo com a partilha de experiências, sem custos associados. Não há pagamento do alojamento no couchsurfing mas é de bom tom levar alguma coisa para oferecer ao seu anfitrião. Postais, ímanes ou produtos típicos do seu país, são boas ideias. Não abuse da hospitalidade dos anfitriões e não abuse da boa vontade das pessoas desta rede. Ajude a dignificá-la ainda mais.

Para saber mais sobre como marcar alojamentos na internet, nomeadamente que alojamento escolher, se deve marcar ou não através da internet, ou o que privilegiar na escolha do alojamento, consulte este artigo. Não se esqueça de usar o Tripadvisor para fazer a avaliação dos alojamentos que já experimentou.