Tal como mencionei no meu artigo Adoramos pequenos hotéis, a hospitalidade calorosa dos portugueses é reconhecida mundialmente, e por essa razão quero deixar aqui uma amostra dos hotéis portugueses que mais se distinguem neste capítulo. Não se trata de luxo ou de um serviço pretensioso, pois estas propriedades são completamente terra a terra, permitindo conhecer de forma mais íntima, como um local, os sítios, a cultura e a comida da região onde nos encontramos.

Quinta da Dourada - Portalegre, Alentejo interior


A encantadora Quinta da Dourada, em tons de branco e vermelho profundo, fica no coração da Serra de São Mamede. Pertence à família Malato Correia há mais de 200 anos, e foi transformada pela geração atual num projecto de turismo apetecível. O estilo rústico e os tons quentes que acompanham a decoração enquadram esta quinta na paisagem de forma perfeita, dotando-a de características genuínas. A casa tem inúmeros recantos e detalhes que o convidam a relaxar e apreciar o espaço. As quatro casas e os dois quartos têm o conforto de que precisa para esquecer a rotina e o stress. Todas as casas têm nomes de santos que protegem a quinta, excepto uma que se chama, precisamente, "Casa do Santo Sem Nome".

Solar Egas Moniz - Penafiel


O Solar Egas Moniz é uma casa com 120 anos que fica numa parte emblemática do norte de Portugal, entre o Porto e o Douro. Esta casa senhorial, aberta recentemente, tem um ambiente familiar e íntimo de total conforto, onde tudo foi pensado ao pormenor. As pequenas mensagens simpáticas que se descobrem por acaso, e os seus recantos acolhedores, são um convite à paz e ao relaxamento. Esta hospedaria de gestão familiar é inspirada nos feitos históricos de Egas Moniz (tutor de Dom Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal), que está sepultado a curta distância da casa, no Mosteiro de Paço de Sousa.

Solar Egas Moniz - Penafiel
DR

Monte da Fornalha - Estremoz, Alentejo


A curta distância de Borba, Estremoz e Vila Viçosa, num lugar chamado Maria Pia, encontra-se um retiro sedutor: o Monte da Fornalha. A quinta foi reconstruída tendo em conta a arquitectura rústica original, usando materiais locais e em total harmonia com a natureza. A decoração é muito inspiradora, influenciada por vários estilos, e faz deste lugar um exemplo perfeito de bom gosto. As oliveiras, as vinhas e os sobreiros centenários que rodeiam a casa dão-lhe um toque de autenticidade. Os sete quartos que a compõem são espaçosos e estão decorados de forma muito simples, preservando a arquitectura rústica da casa. As salas são outro aspecto a destacar, com uma harmonia perfeita entre os tons de madeira escura e os tons “quentes” da região alentejana.

Hotel Vila Monte - Moncarapacho, Algarve


O charme do Vila Monte Farm House tem raízes nos elementos típicos e tradicionais do Algarve. A arquitectura também conserva tradições ancestrais, com as chaminés, terraços e escadarias caiadas, criando um ambiente de paz e relaxamento. Os nove hectares envolventes estão cheios de oliveiras e alfarrobeiras seculares e luxuriantes, plantas aromáticas, uma horta, um pomar de laranjeiras, alguns reservatórios de água e vários recantos encantadores. Este hotel cativante fica a menos de 10 minutos da praia, entre Tavira e Olhão, no lugar perfeito para descobrir um Algarve diferente. Visite a Ria Formosa com os seus habitats únicos, as aldeias históricas e a praia da ilha da Fuzeta.

1872 River House - Porto


Numa das zonas mais nobres do Porto fica este hotel encantador, com oito quartos que o convidam a descobrir as melhores vistas sobre o rio Douro. Os quartos estão decorados com inúmeros pormenores tipicamente portugueses e têm uma vista única sobre a cidade e o rio. O edifício foi construído em 1872 e estreou-se como hotel em 2014, após uma remodelação profunda, em que os detalhes originais da casa ficaram intactos. Deixe-se levar pela beleza do Douro e reserve um quarto que tenha o rio como pano de fundo, e onde poderá testemunhar um pôr-do-sol único.

Casas da Lapa - Serra da Estrela


Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a maior cordilheira de Portugal Continental, e apenas a dez minutos de Seia, encontram-se as encantadoras “Casas da Lapa”. Este edifício histórico remonta ao século XIX, e a sua remodelação teve como principal cuidado conseguir um equilíbrio perfeito com a paisagem e a utilização de materiais típicos da região, tais como granito e madeira. Mas o que merece maior destaque é o conforto e a decoração. Em dias quentes, a piscina exterior e o terraço criam um ambiente perfeito. Em dias mais frios, é o calor da lareira que torna as “Casas da Lapa” ainda mais acolhedoras, enquanto vemos a neve a cair lá fora, uma experiência que, além da Serra da Estrela, poucos lugares em Portugal podem oferecer.

Casas da Lapa - Serra da Estrela
DR

Vintage House Douro - Pinhão, no coração do Vale do Douro


A escassos metros do rio, na vila do Pinhão, encontramos a encantadora Vintage House Douro. Uma bonita propriedade que nasceu de uma antiga adega de vinhos e que hoje, após uma restauração profunda, oferece um alojamento muitíssimo confortável e acolhedor, e com vistas deslumbrantes. Todos os quartos dão para o Douro e recebem a luz magnífica do rio, o que lhe dá a possibilidade de assistir a um pôr-do-sol único. Além da beleza da zona envolvente, o hotel tem também um restaurante, o Rabelo, que propõe uma cozinha de fusão que mistura aos sabores típicos um toque de modernidade. Por isso, sugiro que experimente os sabores mais autênticos acompanhados de um bom vinho do Douro. Se for um amante de vinhos, o Vintage House Douro tem uma academia vinícola que oferece uma gama variada de experiências, tais como cursos de enologia e provas de vinho, entre outros.

Hotel Rural Madre de Água - Gouveia


A escassos quilómetros da Torre fica o Hotel Rural Madre de Água, o lugar ideal para descobrir esta região única que é a Serra da Estrela. Há dez quartos na casa principal, um apartamento primorosamente decorado e um estúdio, que tornam este um destino ideal para uma escapadinha romântica, umas férias em família, ou até para passar uns dias sozinho. Quando a fome começar a apertar, vá até ao restaurante e experimente os produtos cultivados na quinta ou outros produtos locais, numa cozinha que combina a autenticidade da gastronomia local com uma apresentação contemporânea.

Casa do Governador - Évora


Em pleno interior do Alentejo e a uns escassos três quilómetros de Évora encontramos um pequeno e encantador hotel chamado Casa do Governador. Está localizado numa propriedade de 20 hectares, a 500 metros do Convento do Espinheiro – a casa era inicialmente uma enfermaria e sanatório para os frades do convento. Com mais de cem anos, tem um legado histórico importante e quando foi restaurada, em 2012, foram criados sete acolhedores quartos. A ala norte tem uma decoração mais tradicional; a ala sul tem uma decoração mais rústica e contemporânea.

Casa do Governador - Évora
créditos: DR

Quinta do Vallado - Peso Da Régua


No coração da região duriense e na simpática vila do Peso da Régua, encontra-se a Quinta do Vallado, uma das propriedades mais antigas da região, famosa pela sua produção inconfundível de vinhos tintos e do Porto. A Quinta do Vallado abriu como hotel em 2005, após o restauro duma casa que remonta ao século XVIII. Mais tarde, em 2012, e para aumentar o hotel, foi construído um edifício com oito quartos, criando, assim, uma oferta que combina o estilo dos séculos XVIII e XXI.

Herdade da Matinha – Cercal, Costa Alentejana


Situada no coração da costa alentejana, na aldeia pitoresca do Cercal, a Herdade da Matinha convida-o para uma experiência de verdadeiro luxo: o silêncio. A herdade estende-se por 110 hectares de sobreiros e de pinheiros mansos, e tem duas casas rústicas que foram restauradas e estão agora disponíveis para uns dias neste retiro alentejano soberbo. Nos seus 20 quartos, todos decorados de forma individual e inspiradora, os hóspedes podem relaxar e desfrutar verdadeiramente da vida no campo. O que não falta na Herdade da Matinha são experiências: os campos verdes e luxuriantes servem de palco a muitas delas, como montar a cavalo, fazer piqueniques, ou até fazer uma aula de ioga ou de pilates. A gastronomia é um dos pilares principais deste delicioso hotel campestre, transformando as suas refeições numa verdadeira experiência culinária a partir dos ingredientes frescos dos produtores locais. A Herdade da Matinha é uma pérola no Alentejo genuíno e tradicional e uma experiência autêntica do Portugal rural.

Artigo escrito no âmbito da parceria com a We Love Small Hotels