Desta vez partimos para conhecer o NH Collection Porto Batalha, um hotel super charmoso no centro do Porto,  anteriormente fora um hospital militar, logo a antiga central de correios há dois anos atrás entrou para o grupo dos hotéis NH, mas deixou rastos do passado, a fachada foi mantida e, na entrada do prédio, ainda se conservam três arcos girássemos em pedra. A decoração é toda voltada para o mundo dos correios. Achei o máximo os dois elevadores, forrados de selos postais.

Nos quartos também permanece a referência à antiga central, em quadro e na cabeceira da cama. São 104 quartos quentinhos e confortáveis, com vista voltada para o Teatro Nacional São João. Numa das suítes, o pequeno terraço torna-se um spot romântico, que me deixou com vontade de voltar quando o clima estiver mais virado para noitadas sem casacos.

créditos: Entre Colheradas by Paula Bollinger

O staff tem sempre um sorriso no rosto, ao fazer o check-in brindamos com um cálice de vinho do Porto, e as mulheres são presenteadas com uma flor que, no nosso caso, foi entregue nas mãos do meu marido para ele me oferecer. Já nesse detalhe ganharam a minha simpatia e atenção. Logo a seguir, subimos ao quarto, espreitei e amei a tal vista que já vos mencionei, numa das mesas do quarto, uma bandeja com queijos e tostinhas e um bilhete adorável escrito a mão pela relações públicas do hotel... Sério, sem brincadeira, estes são aqueles “mimos” que fazem toda a diferença quando passamos a noite fora do nosso espaço, da nossa cama e do nosso tão adorável travesseiro. E por falar nisso, foi uma das primeiras coisas que reparei no quarto, as opções eram fantásticas, a noite prometia um bom sono… hahaha … mas antes de mergulhar naquela cama, tinha uma outra curiosidade.

Nessa noite iria decorrer a terceira edição do “Laboratório Bitaites”, no restaurante do hotel, o Gastrô Bar & Kitchen, uma apresentação da loucura de quatro chefs. Mas uma loucura em bom, claro… Estive à conversa com o chef responsável, Álvaro Costa, super boa onda e com ideias bem criativas. Bom, explico pra vocês, Álvaro Costa resolveu convidar para mais um encontro três chefs de referência e desafiou-os com carta branca a preparem pequenos pratos da autoria de cada um… e fosse o que Deus quisesse! Confesso que estava bem curiosa para saber o que sairia de lá. Em outras edições, o chef arriscou servir comida que vinha dentro de um carrinho de mão...

créditos: Entre Colheradas by Paula Bollinger

O encontro começou às 20h30, quando o chef resolveu sair do espaço reservado e foi para a recepção do hotel anunciar, com a ajuda de um megafone - algo comum, claro - que a sala estava aberta. E lá fomos nós!

Cada chef tinha o seu corner, no primeiro do chef Álvaro Costa provei uns raviolis feitos com lascas muito finas de abacaxi e recheado com pato, trufas e frutos secos, uma bomba de sabores dentro da boca! Ainda estive mais um tempinho por perto e fui servida com uns pequenos cones com salada caprese, paio com fio d’ovos e laranja confiada. Numa latinha de conservas como prato, veio a feijoada de minúsculos em espumante… esta me deixou feliz, acho que seria a melhor definição, bem temperada, com as notas do espumante ao longe mas essenciais para provocar uma diferença de sabores incrível.

A seguir provei um mojito de maracujá super perigoso! Hahaha… sabe aqueles cocktails levemente doces que você vai bebendo sem sentir? A mistura era dos deuses, com um excelente rum e xarope de açúcar, entre os ingredientes.

Os deliciosos Bitaites no NH Collection Porto Batalha

Next point, o presunto preto alentejano servido pelo chef Vítor de Oliveira. Tão suave no sabor e tenro, fez me lembrar os anos que vivi em Espanha. Soberbo! E tem uma razão para isso, o presunto primeiramente é envelhecido numa cave natural, durante 40 meses.

Música ao vivo que intercalava com uma dj a tocar um som bem lounge, a noite ia aquecendo. O ambiente, as luzes baixas, é acolhedor com gente bonita e simpática. Do nada apareceu à minha frente um garçom com uma rede com pastéis de bacalhau e croquetes pendurados, achei muito original e estavam tão saborosos que perdi a conta de quantas comi… mas quem conta numa altura dessas, não é?!

Num terceiro corner, liderado pelo chef Jõao Pulpo Lameiras, um engenheiro que deixou a sua paixão pelos tachos falar mais alto e hoje é bastante reconhecido, provei uns profiteroles com queijo de cabra e mel totalmente alucinantes. Eu amo fazer profiteroles em casa e estou sempre à procura de novas combinações de recheios, posso vos dizer que entrou para o meu caderninho de receitas. Uma semana depois fiz num jantar na casa de uma amiga minha e foi sucesso!!! O temaki de atum estava maravilhoso.

Os deliciosos Bitaites no NH Collection Porto Batalha

Uma noite fantástica que terminou com a minha saída total das dietas no corner do chef pasteleiro, Francisco Gomes. O cheesecake de maracujá estava uma delicia autêntica, o queijo cremoso e a fruta no ponto, mas perdi a cabeça nas tarteletes de chocolate, tão bem feitas quanto decoradas. Dava pena trincar, mas fiz esse sacrifício e perdi a cabeça com o creme de chocolate e avelãs. Não contem a ninguém, mas acordei a meio da noite doida para comer mais uma - confissões de uma chocólatra assumida… hahaha

Amei a experiência, o ambiente descontraído, com pratos deliciosos que combinaram na perfeição em todo o contexto de criatividade dos chefs, todos vestidos a rigor, claro… a bata médica e a lanterna no rosto deu um charme extra à noite de sabores!

No Dia Seguinte

Um pequeno-almoço de cair o queixo! No mesmo espaço onde aconteceu o “Laboratório Bitaites” está tudo transformado numa ampla sala com cerca de 376 pratos diferentes, desde uma panificação tradicional de hotel, a mini sandes, frios, frutas, os tradicionais ovos mexidos com bacon, sumos, espumante e uma mesa toda especial para as crianças, cheia de guloseimas que fazem a graça até dos adultos gulosos, como eu. Achei muito interessante a mesa dos leites, sete tipos de diferentes. Tudo muito cuidado, o pequeno-almoço que é considerada a refeição mais importante do dia foi pensada para vários públicos, como pessoas com diabete ou que sofram alguma intolerância. Es-pe-ta-cu-laaaaaar!!!

A minha ida ao Porto, mais uma vez, valeu a pena. Deixou aquela vontade de voltar e assim o farei! Porque o Porto, para mim, é uma história de amor sem fim!

Conheça mais locais com histórias visitados por Paula Bollinger aqui.