Depois de uma semana imparável de trabalho e showcookings no coração de Lisboa, deixei os cozinhados em casa bem arrumadinhos e parti, com o meu amor e companheiro de aventuras deliciosas, para a Covilhã. Há muitos anos que não visitava a Serra da Estrela, foi uma delícia retornar a um lugar que me traz tão boas lembranças em família. Três dias no hotel e spa H2otel renovaram as minhas energias!

Já tinha ouvido falar super bem deste lugar, amigos meus já foram passar finais de semana de dar inveja, e voltavam com histórias deliciosas para contar. Bem, agora foi a nossa vez de experimentar tudo o que já tinha escutado.

Chegamos na sexta-feira à noite, eu estava tão cansada que só tinha vontade de fazer o check-in e me jogar na cama, mas... entrei no lobby e a canseira sumiu na mesma hora, o meu queixo, literalmente, caiu! Uau, é tudo tão lindo, tão aconchegante que deixei os meus olhos à vontade percorrerem todo o lounge do hotel, decorado com aqueles cadeirões que só pedem para sentarmos e escorregarmos, sem pressa de levantar... hahaha... meu Deus, cheguei ao paraíso!

Gostaram do que estão a ver nas imagens?! E estou completamente apaixonada por este lugar, e por isso faço-vos aqui, uma apresentação deste pedacinho de céu, situado na Vila de Unhais da Serra. O H2otel é parte de um complexo hoteleiro e termo-lúdico construído de raíz no antigo e primeiro centro de termas da região. Tem 90 quartos e 15 suítes (sendo 2 duplex).

Já com a minha "bateria" quase a acabar, tive forças para chegar no quarto e ficar uns bons minutos a namorar cada cantinho. A cama deliciosa, com opções de travesseiros, me renovou o sono e acordei novinha em folha. Fiquei doida com a casa de banho que tem um janelão de uma ponta a outra da parede, com vista para a serra. A banheira de hidromassagem foi uma alegria nos três dias em que ficamos hospedados. Um silêncio incrível, tanto no quarto quando na varanda enorme, também com uma visão de pirar!

Sabe tão bem se sentir acarinhado num hotel desde o início, né? Para além de conhecer todo o espaço e um pouquinho da região, o programa foi personalizado para mim e para o António. Como todos já sabem, eu nasci já a fazer dieta... hahaha

No pequeno-almoço, conhecemos a nutricionista, Odete Oliveira, que chegou a nossa mesa com um sorriso delicioso para nos apresentar o nosso pequeno-almoço preparado por ela e pela equipa da cozinha. É claro que os hóspedes têm à disposição um buffet incrível de pratos saudáveis e mais comfort food. Mas a Odete preparou para mim um smoothie bowl maravilhoso, com o objetivo de eu não cair na tentação das guloseimas e me deixar com energia para o dia a seguir. Um pudim de chia com coco e frutos silvestres. Nossa, que delícia, fiquei tão fascinada pelos sabores que não resisti e lhe pedi a receita!

Já o António comeu um smoothie bowl com ingredientes que ajudam a aliviar o stress, uma quinoa com bebida de amêndoa, canela e frutas. Tudo de bom! Mesmo em dieta, dei várias colheradas no prato dele, foi mais forte do que eu... hahaha

A seguir, o maridão resolveu ir ao centro da vila comprar o Expresso, e eu preferi explorar o hotel. Passei uma manhã deliciosa na companhia da diretora do hotel, Ana Rita Silva, uma querida! É a sério, gente, não estou mesmo fazendo publicidade, a Rita é um doce de pessoa, super atenciosa, simpática a transbordar, é do tipo de pessoa leve, com boa energia, aquele tipo de gente que deixa você com vontade de virar amigo, sabe?! Assim é a Rita!

Conversamos de tudo um pouco e ela me explicou que o H2otel tem um conceito wellness, com uma equipa a tempo inteiro, o que dá uma sensação de segurança aos hóspedes que vão para o hotel em busca de tratamentos para a saúde, descansar ou apenas passar o tempo com a família. Todas as semanas, a equipa de recreação do hotel prepara programas que andem em paralelo com cada época do ano e com o número de adultos e crianças que vão estar por lá. Na verdade, é um hotel para famílias, por isso a criançada ganha um espaço especial, sempre acompanhados por animadores, com uma sala incrível para brincar, uma horta biológica e muitas outras brincadeiras pelas redondezas. Ou seja, enquanto os teus filhos estão super bem acompanhados, você pode ficar a vontade e se, a tua vontade é andar pelo hotel de roupão, why not?! Hahaha, eu andei, viu!

Canada dos Pastores

A minha tarde foi sensacional! Fizemos um passeio com a Inês, uma das monitoras do hotel, uma caminhada pela Canada dos Pastores, com direito de encontrar um pastor com um monte de cães lindos.

Seguimos por um trilho com cerca de 1,5km que começou na porta principal do hotel e seguiu pelo Parque Natural da Serra da Estrela. A paz, o verde, o silêncio e o lago, ai o lago. A Inês disse que, a partir daquele dia o lago seria apresentado aos outros hóspedes com o lago da Paula Bollinger... É que eu pirei quando vi aquela água tão transparente e resolvi entrar, sem ter a noção que aquilo era um gelo. O António ficou incrédulo, não conseguia acreditar que eu, super friorenta, estava no meio do lago (que é pequenino) a pedir pra ele me fazer fotos. Vaidade supera qualquer temperatura... hahaha... a Inês nem queria acreditar, mas amou estar conosco e nós com ela.

Outra vez a Odete, a nutricionista, nos presenteou com mimos. Sentamos (eu já semi-seca) à beira do lago para lanchar. Eu comi um Oopsies recheado com salada, é uma espécie de pão que não é pão mas substitui o pão, só que parece uma omelete muito fina. Entendeu, né? Ela me deu a receita e prometo que vou fazer em breve no blog. O António é que levou a melhor parte; na lancheira dele veio uns bombons de aveia com manteiga de amendoim e chocolate negro, era igualzinho aos triângulos de Toblerone...

Quase à chegada do hotel fizemos o circuito de "Barefoot", uma espécie de pavimento constituído por vários materiais naturais como areia fina e grossa, pedra rolada, casca de pinho e lama. É um tratamento de reflexologia natural que tem o intuito de massagear diferentes pontos do corpo através dos pés. A primeira volta incomoda um pouquinho, mas a segunda é uma maravilha!

Aquadome, um spa de sonho!

Terminei o meu dia no Aquadome. É o primeiro mountain spa do país, 100% wellness e que tem como objetivo aliar a saúde à prevenção e ao bem-estar em quatro áreas:

• Corpus - ginásio (cardio+kinesis), massagens tradicionais e holísticas.
  • Fisio - técnicas de fisioterapia e osteopatia.
  • Termas - balneário termal com tratamentos com a água mineral natural de Unhais da Serra em para problemas respiratórios, reumatismais, digestivos e circulatórios, entre outros. Dispõe de piscina termal com hidromassagem, banho Vichy e sala de inalação.
  • Ludic - Circuito Celta de banho turco, Hamman, sauna com e sem cromoterapia, laguna pequena com 4 jacuzzis.

Experimentei dois tratamentos incríveis, uma massagem corporal de relaxamento de 80 minutos que desfez as contraturas que tinha na cervical por conta do stress dos últimos dias e, no dia seguinte, um banho Vichy a quatro mãos que foi do melhor para as minhas dores na ciática.

Uma experiência que vou repetir muito em breve! Me senti em casa, acarinhada por todo o staff e repleta de mimos que não esperava. Como disse no início, estive no paraíso!

Conheça mais locais com histórias visitados por Paula Bollinger aqui.