1. The Shipyard Angra, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira

Com uma oferta hoteleira que contempla 29 apartamentos turísticos, o The Shipyard Angra fica a apenas 500 metros da Baía de Angra do Heroísmo e da Prainha, a praia mais central deste destino.

Pela sua localização estratégica, Angra do Heroísmo, cidade Património da Humanidade, acolhia estaleiros navais e por lá se reparavam os navios que se aventuravam nos novos mundos. Esse é, precisamente, um legado histórico que continua nas entranhas do edifício desta unidade hoteleira. Mas não é tudo o que a barriga deste hotel acolhe. O seu restaurante, a Oficina, apresenta um menu inovador de pendor caseiro e comida de conforto, à qual imprime assinatura e paixão por uma elegante cozinha afetiva, com aromas da terra e ligação emocional às tradições açorianas. Assumidamente sustentável e eticamente responsável, a ementa, pensada pela chef Diana Gravito, tem por base produtos frescos, sazonais e locais. É também muito trendy e instagramável, sem prejuízo para o palato, imperador nesta nova equação.

No jantar de dia de S. Martinho, A Oficina vai oferecer a sobremesa aos hóspedes, bem como as tradicionais castanhas. Tem ainda de provar os biscoitos à base de castanhas. Para todos os outros comensais, castanhas e jeropiga são ofertas de S. Martinho.

Sleep & Nature Hotel Rural
Sleep & Nature Hotel Rural créditos: DR

2. Sleep & Nature Hotel Rural, Lavre, Montemor-o-Novo

Alentejo, forno a lenha, lareira acesa, rebanhos de ovelhas a musicarem a paisagem rural com os seus chocalhos e um hotel vocacionado para o relaxamento, e que mora precisamente no Monte do Vagar. Parece-nos uma boa combinação para uns dias de outono, principalmente para o sempre sedutor verão de S. Martinho. A pensar precisamente no dia 11 de novembro, o hotel montemorense oferece 20% de desconto em todas as massagens do Wellness Center.

O Wellness Center do Sleep & Nature Hotel Rural é um espaço dedicado às terapias de bem-estar. O menu terapêutico está orientado para um harmonioso equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual, e visa sublinhar o perfil de paz e tranquilidade do hotel.

Shinrin-yoku – banhos de floresta em português –, escalda-pés, meditação e terapias especializadas para mulheres grávidas e no puerpério (período pós-parto) são alguns dos tratamentos que pode fazer no Sleep & Nature Hotel Rural.

O Sleep & Nature também está a preparar biscoitos à base de castanhas e o magusto. Os hóspedes poderão assar castanhas no forno a lenha, as quais serão acompanhadas pela típica jeropiga.

3. Luster Hotel Lisboa
Luster Hotel Lisboa créditos: DR

3. Luster Hotel Lisboa

O Luster Hotel, bem no centro de Lisboa, também não resiste ao São Martinho. Neste dia, os hóspedes poderão usufruir de um desconto de 20% em todas as massagens do Wellnes Center do Luster Hotel. O piso que o hotel consagra às terapias de bem-estar inclui ginásio, sauna, banho turco e uma soberba piscina interior – irmão mais discreta e menos conhecida da exterior – e salas de tratamento. É nestas últimas que se poderá entregar às mãos da terapeuta para momentos de relaxamento.

Depois do tratamento, suba até ao Oui, o bar interior, ou, caso o S. Martinho cumpra com os habituais dias de verão fora de época, não deixe de experimentar o Non, o bar exterior, junto à célebre piscina do Luster Hotel e do jardim vertical. Após eleger o bar, não hesite, no dia 11 de novembro, em pedir o cocktail do mês que celebra o S. Martinho.

White Shell Beach Villas, Porches
White Shell Beach Villas créditos: DR

4.  White Shell Beach Villas, Porches

No muito tranquilo, eco e pet-friendly White Shell Beach Villas, o S. Martinho é um clássico celebrado como manda a tradição: com oferta de castanhas e prova de água-pé às refeições, no dia 11 de novembro. Para contextualizar quem vem de fora, em todas as 53 villas do resort algarvio será colocado um cartão em que se conta a história de S. Martinho e se explica a razão do magusto, um momento de partilha e de convívio, que rima bem com a vida comunitária que o White Shell promove dentro de portas, em redor da sua mítica piscina circular, verdadeiro olho de água do complexo. À sua volta gira toda a vida e um sem número de atividades possíveis sem ter de sair do hotel. Com espaços interiores e exteriores diversificados e com diferentes vocações, e alojamentos com tipologias que vão de apartamentos com um quarto a villas com três quartos, no White Shell encontrará um pequeno paraíso desenhado à sua medida e à da sua família e em conformidade com estilos de vida saudáveis e promotores de bem-estar. E porque todos temos ritmos diferentes, e as férias de outono não são obrigatoriamente sinónimo de inatividade, o aldeamento é permeável a diferentes atividades como caminhadas ou passeios de bicicleta.