Por: Ana Oliveira

A Casa do Adro Hotel é uma testemunha da história de Ferreira do Zêzere. É difícil olhar para ela sem querer descobrir o seu passado. Afinal, é um palacete de 1776. Já são três séculos de história.

Encontrava-se esquecida até ser transformada no atual boutique hotel que tornou Ferreira do Zêzere mais atraente para os turistas. Este edifício foi construído pelos irmãos Ribeiro da Mota, inquisidores em Goa e colaboradores de confiança - dizem - de Marquês de Pombal. A Casa do Adro é atualmente um hotel de quatro estrelas, porém, esteve quase a ser demolida.

Quando se entra na Casa do Adro, encontra-se um espaço moderno que respeita o passado histórico do palacete. E é isso que nós, como hóspedes, também procuramos: a sensação de estarmos a dormir num palacete que nos permite imaginar como era a vida no século XVIII, mas com o conforto, qualidade e serviços que qualquer unidade hoteleira deve oferecer hoje em dia.

E depois também queremos estar num ambiente acolhedor e sentimos logo isso na receção, que nos faz lembrar uma biblioteca devido ao papel de parede a imitar estantes com livros. Apetece-nos imediatamente pegar num livro e sentar no lobby para ler, pois ali reina a tranquilidade e não nos parece um lugar frio e impessoal.

Casa do Adro Hotel
Receção créditos: Casa do Adro Hotel

Sentados no lobby, apercebemo-nos do bar e se espreitarmos vemos que lá dentro há uma lareira, e mais acolhedor que isso não pode existir. Deixamos o bar para mais tarde e subimos as escadas.

Contrastando com o rés-do-chão que manteve a traça original, o primeiro piso - onde se encontram os quartos - é já moderno. Com uma decoração simples e atual, os quartos oferecem o essencial para uma noite bem passada. Não conte com minibar ou amenities para levar consigo. Se costuma ter sede a noite, o melhor será levar logo consigo uma garrafa de água para o quarto.

Os quartos têm wifi, contudo a ligação pode ser um bocado lenta. A televisão oferece um vasto leque de canais para se entreter, mas se o que procura é “desconectar-se”, aproveite a varanda para apreciar o sossego da vila.

Para além dos habituais quartos twin, duplos e single, o hotel dispõe de dois quartos para pessoas com mobilidade reduzida. No exterior, encontra-se um jardim e piscina, úteis para os dias de sol.

Casa do Adro Hotel
Piscina exterior créditos: Casa do Adro Hotel

A receção funciona das 08 da manhã até à meia-noite, contudo, o staff disponibiliza-lhe um contato para o caso de precisar de algo fora deste período.

O hotel ainda conta com um restaurante, o Restaurante da Casa do Adro, com um menu assente numa base de cozinha tradicional portuguesa e mediterrânica e com capacidade para 150 pessoas.

Para quem procura explorar as redondezas e tirar proveito da natureza, a Casa do Adro Hotel pode organizar passeios a cavalo ou de barco, prática de wakeboard e actividades de canoagem. Recorde-se que o turismo náutico é um dos principais segmentos do turismo em Ferreira do Zêzere.

Mediante um custo adicional, é ainda possível utilizar a espaçosa sala multiusos para uma variedade de eventos.

A Casa do Adro Hotel está próxima de Tomar, Fátima, Barragem de Castelo do Bode e de Leiria. O Aeroporto de Lisboa está a 1 hora e 45 minutos de carro.

É uma desculpa perfeita para pegar no automóvel e fazer uma escapadinha romântica ou umas mini férias em família. Aproveite os percursos pedestres de Dornes, Pombeira e São Pedro do Castro para explorar o concelho e apreciar a diversidade de paisagens que oferece.


Casa do Adro Hotel

Rua Dr. António Baião N.º 13
2240-347  Ferreira do Zêzere
Portugal

Telefone principal: +351 249 361 397
Reservas: +351 969 192 211

Email geral: geral@casadoadrohotel.com
Reservas: reservas@casadoadrohotel.com