No centro do país, em Fiais da Beira (perto de Oliveira do Hospital), existia um palácio de 1898 que estava em ruínas. Depois de alguém achar que daria ali um bom hotel, foi recuperado com esse objetivo pela decoradora moscovita Marina Kartashova. E assim nasceu uma obra de arte que dá para ficar lá a dormir.

A portuguesa Juliana (1782-1864) tinha 16 anos quando se casou com um homem bem mais velho (45 anos), viúvo e pai de cinco filhos. Ela era linda e ele feio. O casamento não correu bem, pautado pela infidelidade, em particular da condessa quando conheceu um barão russo chamado Gregory Strogonoff (1770-1857), também casado e igualmente infeliz.

Depois de muitos namoros às escondidas, os dois amantes foram separados pela guerra napoleónica mas nunca desistiram de se amar. Quando o conflito chegou ao fim, a portuguesa e o russo juraram promessas de amor eterno. Ela abandonou o marido a partiu para São Petersburgo, na Rússia, para encontrar a felicidade eterna. Quando os respetivos cônjuges morreram, Juliana e Gregory casaram-se e, de acordo com os livros, foram felizes para sempre.

A partir desta história nasceu a inspiração para se ‘construir’ um hotel. Nada mal pois não?

Os donos deste espaço requintado, bem ao estilo rococó, convidam os seus hóspedes a relaxar numa banheira com água quente, beber um copo do melhor vinho ou provar umas bolachas caseiras, tudo isto no quarto dos seus sonhos.

O Hotel Stroganov tem 12 quartos disponíveis e cada um conta um episódio da história de amor entre a Juliana e o Conde Grigory Stroganov.

A unidade hoteleira é reforçada com vários espaços comuns de lazer, o Restaurante Chaminé Russa, um terraço, um Spa para tratamentos relaxantes e um pavilhão de eventos para celebrações especiais.

Se ainda não marcou a sua noite de passagem de ano, este espaço pode ser uma excelente opção, havendo ainda vagas e quartos disponíveis. O programa inclui jantar, festa e alojamento a partir de 137 euros por pessoa. Quem quiser hospedar-se em períodos menos festivos, pode contar com reservas a partir de 67 euros por noite.