Uma das principais atrações do San Afonso del Mar, um grande complexo residencial e turístico situado em Algarrobo, no Chile, é uma lagoa artificial que tem uma superfície total de 1013 metros, o equivalente a nove campos de futebol, que a colocam no Livro de Recordes do Guinness.

A 90 quilómetros da capital Santiago do Chile, a maior piscina do mundo mede mais de um quilómetro de comprimento, algo como 20 piscinas olímpicas, e 35 metros de profundidade.

Além das suas surpreendentes dimensões, esta piscina surpreende também pela sua cor turquesa e transparente, ainda mais clara do que o Oceano Pacífico, que está mesmo ao lado.

Foram necessários mais de cinco anos para conseguir construir este projeto paradisíaco. Outra das caraterísticas desta lagoa artificial é a temperatura da água, que pode alcançar os 26ºC, dispondo ainda de um sistema de climatização. O sistema de oxigênio à pressão permite purificar grandes quantidades de água com o mínimo de produtos químicos.

São gastos 3 milhões de euros ao ano para mantê-la em funcionamento. Os hóspedes deste resort podem usufruir da piscina para a prática de snorkling, windsurf, caiaque ou mesmo vela.

Veja a nossa fotogaleria para ter uma noção da real dimensão desta atração.